Cadê Você em 2023

por | 13 dez, 2023 | Newsletter Dezembro 2023

O projeto “Cadê Você?” é uma iniciativa social pioneira dedicada ao atendimento integral de pessoas com deficiência em seus territórios. Com seus 13 anos de existência, o projeto já impactou positivamente mais de 10 mil famílias, oferecendo serviços essenciais e promovendo o acesso a políticas públicas.

Nosso diferencial é a abordagem multidisciplinar durante mutirões organizados nas comunidades. Nesses eventos, uma equipe composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, fisiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas e outros profissionais que realizam atendimentos individuais e interdisciplinares. Esse processo visa avaliar as condições de vida, situação socioeconômica, acessibilidade e demais demandas das pessoas com deficiência, comodidade, orientação e, se necessário, atualização aprimorada.

Além dos atendimentos, o projeto inclui ações informativas e formativas, bem como a produção e distribuição de materiais e e-books. Utilizamos canais como o YouTube para divulgar informações relevantes, destacando as cartilhas digitais disponíveis no site do Instituto Mara Gabrilli. Nossos materiais abordam orientações e principais demandas identificadas nas ações do projeto para pessoas com deficiência.

O principal objetivo do Cadê Você é promover e garantir os direitos de cidadania da pessoa com deficiência, realizando atendimento técnico e escuta comprometida, promovendo e divulgando direitos, monitorando políticas públicas e serviços, formando multiplicadores e capacitando profissionais para o atendimento à pessoa com deficiência.

Em 2023, realizamos 11 mutirões, mantemos parceria com a Diretoria de Ensino Regional (DER Sul 3), que administra 106 escolas no extremo sul de São Paulo, especificamente nas subprefeituras de Capela do Socorro, Parelheiros e Cidade Dutra. Este ano, conduzimos 7 mutirões no território do Grajaú, onde identificamos diversas demandas que implicam na melhoria de políticas públicas do território e apoio a Educação para inclusão, acessibilidade e aproximação com a Rede.

Também atuamos em uma escola no território de Mauá, município da Região Metropolitana de São Paulo, pertencente à região do ABC Paulista, na Zona Sudeste da Grande São Paulo. Outro mutirão foi realizado no Jardim Ângela, distrito da zona sul do município de São Paulo, às margens da Represa de Guarapiranga. Em Campina do Monte Alegre, por meio do mutirão do Cadê Você, entregamos um relatório de melhoria local relacionado às políticas públicas ao Prefeito e aos secretários de cada pasta.

Estabelecemos parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo no Projeto Incluí Sampa, onde, junto com outros serviços, oferecemos atendimentos e realizamos workshops em stands.

Além disso, tivemos a oportunidade de atuar em Salvador (Bahia) em uma associação de mães de filhos autistas, que fica no bairro de Sussuarama. Realizamos também “Troca de Saberes” com os profissionais que atuam na ONG e em cidades próximas, entendemos as complexidades e demandas, mas também discutimos propostas e ações de melhorias.

A equipe do projeto “Cadê Você?” participou ao longo do ano de várias capacitações com o intuito de aprender ou renovar conhecimento, desenvolver habilidades e competências, refletir criticamente acerca da realidade, da própria prática e de novas atuações. Dentre elas, capacitações com nossos parceiros Coloplast onde aprendemos temas relacionados à ostomia, urologia, incontinência urinária e tratamento de feridas, o Instituto Jô Clemente que apoia a inclusão social, previne e promove a saúde das pessoas com deficiência intelectual e doenças raras e o Centro de Atenção Psicossocial — CAPS IJ no qual entendemos as demandas relacionadas a saúde mental e o cuidado no SUS para crianças e adolescentes.

As experiências deste ano levaram-nos a identificar diversas questões comuns em relação à Educação em qualquer território, bem como demandas que poderiam ser melhoradas por meio da qualificação de políticas públicas, mantemos nosso compromisso para 2024 e desafiamos nosso trabalho para aumentar impacto e garantia de direitos das pessoas com deficiência.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados