Projeto Cadê Você ?

De acordo com o levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Esse número representa quase 25% da população do nosso país.

Essas pessoas contam com o apoio de políticas públicas que garantem os seus direitos de assistência à saúde, educação, trabalho e outros requisitos básicos, para que possam ter qualidade de vida e dignidade. No entanto, nem todas são assistidas.

Isso acontece porque as pessoas com deficiência e/ou suas famílias muitas vezes não conhecem essas políticas ou não têm a oportunidade de serem a tendidas por elas. Diante desse cenário, projetos como o Cadê Você?, mantido pelo Instituto Mara Gabrilli, são fundamentais.

O Cadê Você? é um projeto social pioneiro no Brasil, e em 2020 completou 10 anos. O objetivo é oferecer atendimento às pessoas com deficiência em seus territórios, avaliando suas condições de vida, situação socioeconômica, acessibilidade e outras demandas para que elas conheçam essas políticas públicas e tenham acesso a tudo aquilo que oferecem.

Hoje, o projeto Cadê Você? atende mais de 6 mil famílias e atua por meio de mutirões organizados por uma equipe multidisciplinar composta por:

  • Psicólogos
  • Advogado
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Assistente Sociais
  • Fonoaudiólogos
  • Fisioterapeutas

Dessa forma, o (cadê você) IMG faz o mapeamento e levanta informações sobre os principais serviços existentes para as pessoas com deficiências nos locais onde elas habitam, incluindo:

  • Área de Saúde
  • Trabalho
  • Acessibilidade
  • Direitos da pessoa com deficiência
  • Educação

Com isso, visamos fortalecer a rede de cuidados disponibilizados para essa parcela da população, a fim de que possa desfrutar dos serviços básicos e encontrar oportunidades para construir sua vida com mais dignidade.

Além disso o projeto oferta para profissionais de diversas áreas espaços de trocas de saberes, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos das equipes, oficinas de trabalho para qualificar o cuidado e atualização de temas pertinentes no âmbito do cuidado.

Em 2017 o projeto Cadê Você? conseguiu expandir sua atuação prestando atendimento também às crianças com microcefalia, acometidas pela epidemia do Zika Vírus no estado de Pernambuco; realizando assim mais um importante trabalho junto a esses pequenos cidadãos e suas famílias. 

Projeto Cadê Você ? durante a pandemia

Em função da pandemia de Covid-19, o Instituto Mara Gabrilli precisou mudar suas abordagens para vencer os desafios que 2020 trouxe, a fim de manter o trabalho com o projeto Cadê Você?.

Foi preciso entender de forma mais profunda as complicações e necessidades das pessoas com deficiência diante desse cenário. Também precisamos descobrir uma nova forma de cuidado, acolhimento e orientação para continuar dando assistência a essas pessoas, e isso foi feito por meio dos recursos tecnológicos.

Em 2021, o Instituto Mara Gabrilli segue realizando o projeto Cadê Você por meio de atendimentos online, agora oferecidos para todo o território nacional. Adquirimos experiência ao longo desse tempo, por isso, a metodologia, hoje, está muito próxima daquela empregada no mutirão presencial.

Assim, mesmo diante de um cenário tão desafiador o Instituto Mara Gabrilli segue com o seu compromisso, mantendo vivo o projeto Cadê Você?, atendendo as principais demandas do paciente e fazendo os encaminhamentos para os serviços da rede realizados pela equipe multiprofissional.