No domingo (25/2), em competição no clube Sírio Libanês, em São Paulo, Alex Alves, atleta apoiado pelo Projeto Próximo Passo, garantiu sua vaga para a 10ª edição do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Trata-se do maior evento internacional da modalidade, onde nomes consagrados do Jiu-Jitsu disputam o título de Rei do Tatame na Arena Mubadala.
Após uma sequência de vitórias, Alves conquistou o primeiro lugar em sua categoria e na categoria absoluta sem divisão por peso. Ele, que por muitos anos foi o maior destaque da seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas, hoje é um dos maiores destaques na arte marcial japonesa.
Cadeirante há vinte anos devido a um acidente em que sofreu um tiro de bala perdida, Alex formou-se recentemente em Educação Física e foi um dos principais nomes do Basquete em Cadeira de Rodas do cenário nacional. No jiu-jitsu, também vem sagrando-se como um dos principais destaques na modalidade. Em 2016, foi campeão brasileiro e atualmente já sustenta dois títulos mundiais.
Sobre o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi
Como organizador do Campeonato, a UAEJJF anunciou que a edição desta temporada será incomparável, pois celebra 10 anos de excelência tanto a nível local como internacional. A Federação também anunciou a participação sem precedentes de participantes locais, regionais e internacionais. O Campeonato vai começar com o Festival Mundial de Jiu-Jitsu de Abu Dhabi de 16 a 21 de abril, o qual será dedicado às seguintes categorias: Infanto-juvenis (4 a 17 anos de idade), Parajiu-jitsu, faixa branca adulto e masters (maiores de 30 anos) de todas as faixas.
O Campeonato Mundial Juvenil Jiu-Jitsu de Abu Dhabi será realizado nos dias 22 e 23 de abril, enquanto o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi terá lugar de 24 a 28 de abril, terminando com a fase final dos faixas preta e castanha também no dia 28 de abril, e o “Rei do Tatame”, onde os vencedores das últimas nove edições, juntamente com o vencedor deste ano, se enfrentarão para competir pelo título.
Sobre o Projeto Próximo Passo
O Projeto Próximo Passo do Instituto Mara Gabrilli tem o objetivo de estimular atletas do esporte de alto rendimento e oferece estrutura para os treinamentos e suporte técnico, por meio do apoio de empresas que acreditam no esporte como instrumento facilitador da inclusão de pessoas com deficiência. Atualmente, a ação apoia 27 atletas, divididos nas modalidades de natação, paraciclismo, remo, jiu-jitsu, tênis de mesa, ski cross country, atletismo, tiro esportivo, rugby em cadeira de rodas e paratriathlon.
Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:
– Toyota
– SESVESP
Parceiros:
– LATAM
– Bodytech
– ASID
– METRA
0 comentários