O Jiu-Jitsu paradesportivo, popularmente conhecido como Parajiu-jitsu, para muitos é uma novidade, mas, segundo a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo, a categoria ou a modalidade sempre existiu, desde a fundação do jiu-jitsu brasileiro pelos Grão-Mestres CARLOS GRACIE, HELIO GRACIE e Mestre FADA. São vários os relatos de praticantes de jiu-jitsu com algum tipo de deficiência ao longo de sua história.
A prática do Jiu-Jitsu desenvolve força, potência muscular, agilidade, flexibilidade e coordenação motora que, somados naturalmente, promovem autonomia nos movimentos e nas tarefas cotidianas de qualquer pessoa, independentemente de ter ou não uma deficiência. Como grande parte das modalidades esportivas, desenvolve disciplina e respeito a si mesmo e ao próximo
Um grande diferencial do Jiu-Jitsu é ser uma modalidade altamente inclusiva, na qual o interessado não precisa buscar um grupo específico para se desenvolver no esporte. Isso significa que toda academia e todo Mestre estão aptos para receber um aluno com deficiência.
Para maiores informações: Federação Brasileia de Jiu-Jitsu Paradesportivo
Alex Alves é nosso atleta de Parajiu-jitsu e vamos deixar aqui 5 curiosidades sobre ele.
- Profissional de Educação Física desde 2017
- Torcedor do São Paulo
- Bicampeão Mundial de Jiu-Jitsu
- Foi seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas
- Tem dois lindos filhos
0 comentários