No último sábado (9/6), o Instituto Mara Gabrilli (IMG) realizou mais um mutirão do Projeto Cadê Você?. Com o patrocínio do Banco Itaú, a ação aconteceu na Escola de Educação Especial Jêsue de Frantz, localizada no centro de Diadema, município da região do ABCD paulista.
O mapeamento das demandas foi realizado por serviços públicos e organizações da região, como a APAE, o CER II, as unidades básicas de saúde da cidade e da própria Escola Jêsue de Frantz, que presta atendimento escolar especializado exclusivo para crianças e adolescentes com múltiplas e graves deficiências.
Nesta edição, foram mapeados 75 pacientes na região e as convocações foram feitas pela própria coordenação do Cadê Você, que conseguiu contato direto com 65 pacientes. No total compareceram 43 pessoas – dentre estas 22 pacientes.
Além dos atendimentos voltados para saúde e reabilitação, o mutirão também fez orientação e avaliação de pacientes e seus familiares para o mercado de trabalho. A equipe do projeto levou informações sobre empregabilidade e inclusão, Lei de Cotas e Emprego Apoiado.
Número de atendimentos no mutirão:
Atendimentos gerais: 43 pessoas
Total de pacientes: 23 pacientes
• Deficiência Física – 7 pacientes
• Deficiência Intelectual – 10 pacientes
• Deficiência Visual – 1 paciente
• Deficiência Múltipla – 3 pacientes
• Doença Mental – 1 paciente
Sobre o Projeto Cadê Você?
Criado em 2010, o projeto Cadê Você? localiza e identifica pessoas com deficiência moradoras de comunidades carentes da cidade, levando a esse público informações sobre os principais serviços nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.
Para isso, uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais e fonoaudiólogos, realiza uma avaliação socioeconômica da região, levando em consideração a oferta de equipamentos de reabilitação disponíveis à população. De acordo com a deficiência e grau de necessidade, cada participante é conduzido a um atendimento específico. No final de cada consulta, todos são encaminhados aos serviços públicos mais próximos de suas residências.
Desde sua criação, há oito anos, o Cadê Você? já atendeu cerca de 3 mil pessoas, resgatando dignidade na faceta mais vulnerável da sociedade, que é a da pessoa com deficiência moradora da periferia.
O Projeto Cadê Você? é patrocinado pelo Banco Itaú
Para conferir todas as fotos dessa e de outras edições, é só acessar o nosso Flickr: www.flickr.com/institutomaragabrilli
0 comentários