A noite de quarta-feira (12/12) foi especial para Jéssica Messali, atleta de Triathlon do Projeto Próximo Passo, iniciativa do Instituto Mara Gabrilli. Ela foi eleita a melhor atleta de sua modalidade no Prêmio Paralímpicos 2018, homenagem anual realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“A conquista de Jéssica é um feito surpreendente se pensarmos que há 12 meses, em dezembro do ano passado, ela estava migrando do ciclismo para o triathlon. Nós sabíamos que tínhamos um grande desafio à frente e ela superou de forma brilhante”, conta Tiago Gorgatti, técnico da atleta.
A mudança de modalidade esportiva foi realmente corajosa. Jéssica, até então do paracicilismo, não sabia nadar e nunca havia corrido em uma cadeira de rodas, requisitos básicos para encarar o triathlon. Dedicada, com pouco mais de um mês de treino pesado e uma equipe multidisciplinar que envolveu mais de dez profissionais de apoio, a atleta já mostrava uma performance de alto rendimento em suas braçadas e corridas.
Em período recorde, em menos de um ano, Jéssica já brilhava em competições internacionais, trazendo para casa títulos importantes. Em maio desse ano, enfrentando uma temperatura baixa na água e muito vento na handcycle, ela garantiu o bronze na etapa da Copa do Mundo de Triathlon, em Aguilas, na Espanha. Meses depois, o tão esperado ouro foi conquistado na etapa do Mundial em Saresota, Florida (EUA), local onde também ocorrerá o Campeonato Panamericano, marcado para março do próximo ano. Até lá, Jéssica se concentra nos treinos para encarar mais esse desafio.
Sobre a premiação
O Prêmio Paralímpicos é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2011. A festa acontece sempre em dezembro e tem o objetivo de homenagear os atletas paralímpicos que se destacaram durante o ano em competições nacionais e internacionais.
Na cerimônia, são premiados atletas das 22 modalidades do programa paralímpico, além dos técnicos que mais se destacaram nos esportes individuais e coletivos. Também são homenageados os melhores atletas eleitos por voto popular – um no masculino e um no feminino.
Por ser a mais importante premiação do paradesporto nacional, o Prêmio Paralímpicos é transmitido ao vivo pelo canal Sportv desde 2012.
Sobre o Projeto Próximo Passo
O esporte como um importante facilitador da inclusão. Esta é a essência do Projeto Próximo Passo, que oferece estrutura e suporte técnico para atletas do esporte de alto rendimento. Ação pioneira do Instituto Mara Gabrilli, o PPP apoia atualmente 30 atletas, divididos nas seguintes modalidades: natação, Paraciclismo, Paratriathlon, remo, Rugby, tiro, jiu-jitsu, tênis de mesa, ski cross country, corrida de rua e lançamento de peso e disco.
Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:
– Toyota
– SESVESP
– METRA
Parceiros:
– LATAM
– Bodytech
– ASID
0 comentários