O marco da luta em nossos calendários

por | 22 set, 2023 | Newsletter Setembro 2023

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão efetivos para as pessoas com deficiência em nossa sociedade.

DIA 21 DE SETEMBRO 

O dia 21 de setembro foi escolhido para representar as lutas das pessoas com deficiência em nosso país devido ao fato de estar próximo ao dia de Equinócio da Primavera e ao Dia da Árvore. Tal proximidade não é coincidência, pois carrega um forte simbolismo proposital: pela sua proximidade à primavera, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência carrega a representação do nascimento das reivindicações de cidadania plena e de igualdade de condições (ao passo que acompanha o desabrochar das flores e plantas).

ELIZABETH RIBEIRO: UMA INSPIRAÇÃO DE FORÇA E LIDERANÇA

Em março deste ano, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) celebrou com imensa alegria a posse de sua nova presidente, Elizabeth Ribeiro. Beth (como é carinhosamente conhecida pelos membros do instituto) é uma pessoa com deficiência e, em abril de 2020, foi diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica, a ELA.

Nesse sentido, no mês em que se é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, gostaríamos de destacar a notável representatividade que uma mulher como a Beth Ribeiro possui ao estar à frente de uma grande instituição em um cargo de liderança.

Apesar de, infelizmente, 2023 marcar três anos desde seu diagnóstico de ELA, Beth usa desse lamentável marco para nos relembrar de sua incrível força de vontade. Durante esses três anos que se passaram, Beth tem nos inspirado por sua incansável luta diária pela sua própria vida e pela melhora da vida de milhares de outras pessoas com deficiência atendidas pelo IMG.

INSTITUTO MARA GABRILLI: UM LEGADO DE INCLUSÃO

Idealizado por Mara Gabrilli, publicitária e hoje senadora federal por São Paulo, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) foi criado em 1997, recebendo o seu nome. Com o objetivo de possibilitar a inclusão social da pessoa com deficiência, o IMG vem ampliando suas ações para que sua missão seja efetivada e o maior número possível de pessoas, seja alcançado. A dedicação e liderança de Beth Ribeiro exemplificam a continuidade deste nobre legado, reforçando a essência e os ideais do IMG. Ainda, é válido rememorar que uma de suas virtudes é cuidar de quem cuida, ou seja, oferecer apoio não somente ao paciente atendido, mas àqueles que o cercam e o assistem.

Neste mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, unamo-nos em solidariedade e comprometimento com a missão de promover a inclusão e garantir que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas e tornar o mundo um lugar melhor e mais inclusivo para todos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados