Atletas do IMG conquistam o ouro na 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Paraciclismo

por | 21 jun, 2018 | News

No domingo (17/06), em Caraguatatuba, litoral paulista, aconteceu a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Paraciclismo. Os atletas do Projeto Próximo Passo, iniciativa do Instituto Mara Gabrilli, marcaram presença e garantiram importantes pódios na competição.

Competindo pela classe H4, Fabio Faborges e Rebeca Barreto conquistaram a medalha de ouro. Felipe Magela, pela classe H5, e Mauricio Dourado pela classe H3 também comemoram o pódio dourado.

O campeonato Paulista de Paraciclismo é o único realizado na modalidade além do torneio nacional. Os atletas são separados em 15 classes funcionais, que são definidas de acordo com a deficiência dos atletas.  Eles se dividem em quatro modalidades da competição: ciclismo (onde disputam atletas nas categorias C1, C2, C3, C4 e C5) Handbike (H1, H2, H3, H4 e H5), Tandem Bike e Tricycle (T1 e T2).

O paraciclismo é praticado por atletas que não têm os movimentos nos membros inferiores (paraplégicos e tetraplégicos), e impulsionam as bicicletas adaptadas (handbike) com os braços. O equipamento tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas características próprias: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento, freio de mão na roda dianteira e para-choque para proteger de uma batida entre duas handbikes em uma corrida, evitando acidentes.

Sobre o Projeto Próximo Passo

O esporte como um importante facilitador da inclusão. Esta é a essência do Projeto Próximo Passo, que oferece estrutura e suporte técnico para atletas do esporte de alto rendimento. Ação pioneira do Instituto Mara Gabrilli, o PPP apoia atualmente 26 atletas, divididos nas seguintes modalidades: natação, Paraciclismo, Paratriathlon, remo, Rugby, tiro, jiu-jitsu, tênis de mesa, ski cross country, corrida de rua e lançamento de peso e disco.

Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:

– Toyota
– SESVESP
– METRA
– LATAM
– BODYTECH

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados