Atleta do IMG lidera ranking 2017 dos melhores atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro

por | 13 dez, 2017 | News

Paulista, da cidade de Taubaté, André Rocha, atleta do Projeto Próximo Passo do Instituto Mara Gabrilli, terminou a temporada de 2017 liderando o ranking dos 50 melhores paratletas do Atletismo de 2017.

A lista com os melhores do ano foi divulgada recentemente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, que elabora o ranking baseado no ITC – índice técnico. Por meio de uma fórmula matemática, chega-se ao ITC com base nos melhores resultados dos paratletas ao longo do ano.

“Estar em primeiro lugar entre tantos atletas consagrados é a coroação de um trabalho. Estou realmente muito feliz. Isso me dá mais motivação e ânimo para continuar nessa mesma pegada!”, comemora.

A posição na lista do CPB garante a vaga direta nas etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa em ambas as modalidades – sem a necessidade de disputar as regionais para a conquista de índices classificatórios.

 

Atual primeiro lugar no ranking mundial no lançamento de disco e peso, André Rocha conta que entre tantas conquistas, ele passou por diversas dificuldades no ano 2017 por conta de  sequelas de uma cirurgia que fez na coluna cervical. “Foram tantas dificuldades que eu quase abandonei o atletismo. E por incrível que pareça o ano de 2017 acabou sendo o melhor ano da minha vida no âmbito do esporte”.

No ano passado, André Rocha foi o principal nome do Brasil e do mundo nas provas de arremesso de peso e lançamento de disco na classe F52. Ele dominou o Circuito Loterias Caixa com soberania, sagrou-se no Open Grand Prix de Paratletismo de Berlim, na Alemanha, trazendo pelo terceiro ano consecutivo medalhas de ouro no Peso e no Disco, além de ter conquistado o ouro e o recorde mundial no Mundial em Londres.

Ao longo de 2017, entre as provas de Arremesso de Peso e Lançamento de Disco, André bateu 7 vezes o Recorde Mundial.

“Eu espero conseguir repetir todos os feitos de 2017 para subir mais um degrau rumo a Tóquio, meu maior objetivo”, diz.
Atleta da galera

Em 2017, André Rocha ainda foi o grande destaque da noite de gala do Prêmio Paralímpicos 2017. Ele foi o escolhido pelo público como o “Atleta da Galera” – premiação criada no ano passa e que mobilizou os atletas nas redes sociais com campanhas para conseguir votos.

André conseguiu 60,31% dos votos, em pleito realizado por meio do site do Prêmio Paralímpicos. Em segundo lugar ficou a velocista Verônica Hipólito, com 22,34% e, em terceiro, Brendow Christian (17,35%), cuja especialidade são as provas de campo do atletismo.

Futuro

André começa a temporada 2018 oficialmente em abril, na disputa do Open Grand Prix de São Paulo, evento que faz parte do circuito internacional de meeting de paratletismo promovido pelo Comitê Paralímpico Internacional. Ele está treinando com seu técnico Guto Nascimento, em fase de preparação de base.

O torneio acontecerá de 24 a 28 de abril em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.

Sobre o Projeto Próximo Passo

O Projeto Próximo Passo do Instituto Mara Gabrilli tem o objetivo de estimular atletas do esporte de alto rendimento e oferece estrutura para os treinamentos e suporte técnico, por meio do apoio de empresas que acreditam no esporte como instrumento facilitador da inclusão de pessoas com deficiência. Atualmente, a ação apoia 23 atletas, divididos nas modalidades de natação, paraciclismo, remo, jiu jitsu e paratriathlon.

Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:
– Toyota
– SESVESP
Parceiros:
– LATAM
– Bodytech
– ASID
– Instituto Sorrir para Vida

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados