Guias e Publicações

O IMG desenvolve e distribui cartilhas informativas para instruir a população sobre o universo das deficiências. Todos os materiais estão disponíveis para ler on-line. Conheça nossas publicações.

LBI cartilha

Compreendendo a Lei Brasileira de Inclusão – uma conversa de mães para mães.

Esta cartilha foi criada com o objetivo de tornar a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) mais conhecida, especialmente entre mães e familiares de pessoas com deficiência.

Leia Online

Vivência da Sexualidade na Deficiência e a Compreensão de Gênero

Conscientizar a sociedade de que esses aspectos integram o desenvolvimento humano é o primeiro passo para a compreensão e com isso melhorar a forma como se aborda o tema.

Leia Online

Rede: Conceitos, serviços e dinâmicas

A produção do conteúdo foi pensada para contribuir em uma prática profissional propositiva e inovadora, com a proposta de ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência.

Leia Online

Cartilha de Orientações para
pais e cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral

Para incentivar a autonomia e independência de crianças com paralisia cerebral, o material traz diversas dicas para facilitar o dia a dia dos pais e/ou cuidadores.

Leia Online

Cartilha de Orientação sobre
Sexualidade e Deficiência Intelectual

O material traz informações simples e didáticas sobre a deficiência intelectual e as fases do desenvolvimento da sexualidade. A ideia é orientar e desmitificar questões ligadas ao tema.

Leia Online

Cartilha Brinquedos e
Brincadeiras Inclusivos

A Cartilha Brinquedos e Brincadeiras inclusivos traz o passo-a- passo para adaptar brinquedos e brincadeiras utilizando materiais simples e recicláveis. A ideia é estimular pessoas de todas as idades a desenvolverem seu potencial por meio do brincar.

Leia Online

Cartilha Saúde para todos

O material traz uma série de 7 capítulos, com informaões sobre todos os direitos da pessoa com deficiência no Brasil. Está disponível em vídeos para ouvir, ler as legendas em português ou acompanhar em libras.

Leia Online

Cartilha de Orientações para
o pedido do Benefício da Prestação Continuada

A Cartilha tem o objetivo de trazer informações de maneira descomplicada e acessível sobre o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Leia Online

Cartilha de Orientações para pessoas com lesão medular

O Material traz orientações nutricionais, dicas de posicionamentos, informações sobre tecnologias assistivas e orientações de exercícios para se fazer em casa por pessoas com lesão na medula espinhal.

Leia Online