Atletas do Instituto Mara Gabrilli garantem lugar no pódio na primeira etapa da Copa Brasil de Paraciclismo

por | 7 jul, 2017 | News

 

Competição contará pontos para o ranking nacional da categoria

 

Durante os dias 3 e 4 de junho, no Velódromo Municipal de Indaiatuba, interior de São Paulo, aconteceu a 1ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo de Estrada e Contra Relógio, realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

A competição é um dos principais eventos do calendário nacional da modalidade, já que conta pontos para o ranking nacional. Os atletas do Instituto Mara Gabrilli estavam presentes nesta etapa e garantiram medalhas e vagas para a próxima fase, que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de agosto em Goiânia.

Este ano, 71 atletas de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul) se inscreveram em 13 categorias, nas quatro modalidades da competição: ciclismo (onde disputam atletas nas categorias C1, C2, C3, C4 e C5) Handbike (H1, H2, H3, H4 e H5), Tandem Bike e Tricycle (T1 e T2).

Mauro Nohara, que está no IMG há menos de um ano, disputou na modalidade Handbike, na categoria H1, e foi o grande destaque da equipe. Ele conquistou o primeiro lugar nas provas contra o relógio e de estrada – ambas com percurso de 3,5 Km. “Foi um campeonato muito bom, um circuito bem técnico, difícil e com nível de disputa internacional. Fiquei muito satisfeito com meus resultados”, conta.

Disputando também na Handbike, Jéssica Moreira, campeã paulista de handbike na categoria H3, garantiu o segundo lugar na competição nas provas contra o relógio e de estrada. Atleta do IMG desde meados do ano passado, Jéssica ocupa a sexta colocação na Copa do Mundo de paraciclicismo. “Adorei o percurso desafiador, com subidas e curvas dignas de um campeonato internacional, fiquei na segunda colocação e fiquei bem feliz com o resultado, afinal minhas adversárias eram excelentes. Agora é alinhar os treinos para percursos mais íngremes e melhorar cada dia mais”, disse.

O handbike é praticado por atletas que não têm os movimentos nos membros inferiores (paraplégicos e tetraplégicos), e impulsionam as bicicletas adaptadas (handbike) com os braços. O equipamento tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas características próprias: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento, freio de mão na roda dianteira e para-choque para proteger de uma batida entre duas handbikes em uma corrida, evitando acidentes.

Ainda na disputa de handbike, Filipe Magela, estreante na Copa Brasil, conseguiu chegar em quinto lugar na prova contra o relógio, mas não completou a prova de estrada. “Foi minha primeira prova no paraciclismo da Copa Brasil e eu aprendi muito nesse fim de semana. Pude observar onde estão minhas fraquezas e onde preciso melhorar. No primeiro dia de disputa, senti que o pódio passou bem perto, mas no domingo senti um pouco mais de dificuldades”, revelou.

Nova integrante do Projeto Próximo Passo, Maria Pinheiro garantiu o segundo lugar na modalidade Tandem Bike nas provas contra o relógio e de estrada. Ela pedalou com sua piloto, Priscila Santos. As bicicletas (Tandem Bike) são de dois lugares e o ciclista da frente, ou piloto, enxerga normalmente. Originalmente, o equipamento era construído soldando os quadros de duas bicicletas. Atualmente, são construídos tandens para as competições de estrada e montanha.

Sobre o projeto Próximo Passo

O Projeto Próximo Passo tem como proposta estimular atletas esportivos de alto rendimento e oferecer estrutura e suporte técnico para os treinamentos. Para conseguir viabilizar esse projeto, é necessário o apoio de pessoas que acreditam que o esporte é um forte instrumento inclusivo. A equipe esportiva do Instituto já conquistou diversas medalhas com participação em importantes campeonatos nacionais e internacionais, além de contribuir com a participação de atletas na Seleção Brasileira. O projeto apoia atualmente 20 atletas, divididos nas modalidades de natação, paraciclismo, remo, jiu jitsu, paratriathlon, tiro esportivo e corrida de rua.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados