Sobre o Instituto Mara Gabrilli

O Instituto Mara Gabrilli é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997 com o objetivo de promover a autonomia de pessoas com deficiência, disseminar conhecimento sobre acessibilidade e realizar ações que tornem a sociedade mais inclusiva e humana.

Nossos projetos incluem suporte a atletas paralímpicos, produção de materiais informativos, orientação à pessoa com deficiência e seus familiares, além do apoio a pesquisas científicas com foco na cura de paralisias.

impacto direto na qualidade de vida de + de 3 MIL famílias
+ de 5000 equipamentos culturais avaliados na cidade de São Paulo
Participação em importantes competições nacionais e internacionais
apoio a diversas pesquisas científicas para cura de paralisias
+ de 3000 guias de acessibilidade distribuidos
apoio direto a
20 atletas
do esporte de alto rendimento
Criado em 1997, o IMG desenvolve projetos para melhorar a vida das pessoas com deficiência

O Instituto Mara Gabrilli desenvolve projetos para conscientizar a sociedade sobre questões relacionadas ao dia-a-dia de pessoas com deficiência.

Nosso compromisso é remover barreiras sociais ainda existentes e prover serviços que estimulem a inclusão a partir de projetos sociais, culturais e informativos.

Acreditamos que a garantia de acessibilidade vai muito além da superação de barreiras arquitetônicas. Há um universo de oportunidades e direitos que precisa ser explorado e oferecido a essa população.

 

Conheça a Diretoria e o Conselho do IMG

Sobre a fundadora

Formada em publicidade e psicologia, Mara Gabrilli nasceu em 1967 na cidade de São Paulo. Em agosto de 1994 um acontecimento mudaria os rumos de sua trajetória. Durante uma viagem, Mara sofreu um grave acidente de carro e, após cinco meses internada, recebeu a notícia que ficou tetraplégica.

A nova realidade a despertou para um Brasil profundamente carente de serviços e politicas públicas inclusivas. E foi assim, de uma inquietação e vontade de ajudar outras pessoas, que em 1997 nascia a ONG Projeto Próximo Passo (PPP). Na época, com a ajuda de amigos, Mara fundou a organização com a intenção de promover acessibilidade e desenvolver projetos de inclusão social para atletas com deficiência.

Em 2004, Mara resolveu apostar em mais uma mudança: candidatar-se a vereadora de São Paulo. E no ano seguinte, tornava-se a primeira Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Brasil.


Em 2007, a ONG Projeto Próximo Passo expandiu e se transformou no Instituto Mara Gabrilli (IMG). Nesse mesmo ano, Mara se elegeu vereadora na Câmara Municipal de São Paulo. E seus esforços durante esse trajeto foram sempre reconhecidos.

Em dezembro de 2011 foi terceira colocada no ranking da Revista Veja que avalia os melhores parlamentares do Brasil, e primeira entre os parlamentares de São Paulo. Em agosto de 2008, foi avaliada como a segunda melhor vereadora paulistana pela ONG Voto Consciente, e em 2007, Paulistana do Ano pela revista Veja São Paulo. Em 2008 figurou entre os Cem Brasileiros Mais Influentes das revistas Isto É e Época, e também foi finalista do Prêmio Claudia na categoria Políticas Públicas. Como deputada Federal, foi eleita por 5 anos consecutivos uma das melhores parlamentares do Brasil pelo Congresso em Foco.

Em outubro de 2013 lançou pela editora Saraiva a biografia “Depois daquele dia”, escrita pela jornalista Milly Lacombe.

Atualmente é Deputada Federal. Firme, continua seu compromisso de trabalhar pela igualdade de direitos, acreditando que sempre vale a pena se redescobrir e superar.