Projeto Cadê Você? realizará mutirão em escola da zona sul de São Paulo

5 de abril de 2018 | 21:09

menino cadeirante segurando uma bolinha

No próximo sábado (7/4), o Instituto Mara Gabrilli realizará o terceiro mutirão do ano por meio do Projeto Cadê Você?. Com o patrocínio novamente do Banco Itaú, a ação acontecerá na Escola Estadual Professora Amélia Moncon Ramponi, localizada no Jardim Santa Cruz, zona sul de São Paulo.

Segundo a coordenação do Cadê Você?, a equipe do projeto atenderá alunos de duas escolas da região. Além da Amélia Moncon Ramponi, serão contemplados os estudantes da E.E. Assis Chateaubriand.
Para esta edição, foram mapeados 83 alunos do ensino fundamental I e II – a maioria sem um diagnóstico preciso.

profissional do Cadê Você conversa com senhor cadeiranteSegundo Maria Aparecida, coordenadora do projeto, alguns alunos com deficiência estão sem atendimento pela ausência de suporte adequado da rede ensino. Outros a própria escola não tem conhecimento sobre a deficiência e real necessidade do aluno. “É muito comum nos mutirões, vermos que a própria família não tem conhecimento para lidar com a deficiência de seus filhos. Essa falta de informação acaba se perpetuando na escola, que também não está preparada”, diz.

Duas meninas cadeirantes e outra em pé posam sorrindo em frente ao banner do Cadê Você?Para informar o público, o Instituto também fará a distribuição de materiais informativos. Serão entregues as cartilhas Brinquedos e Brincadeiras Inclusivas, Orientações para Pessoas com Lesão Medular, Sexualidade e Deficiência Intelectual e Orientações para pais e cuidadores de crianças com Paralisia Cerebral.

Criado em 2010, o projeto Cadê Você? localiza e identifica pessoas com deficiência moradoras de comunidades carentes da cidade, levando a esse público informações sobre os principais serviços nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.

Para isso, uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas e fonoaudiólogos, realiza uma avaliação socioeconômica da região, levando em consideração a oferta de equipamentos de reabilitação disponíveis à população.

De acordo com a deficiência e grau de necessidade, cada participante é conduzido a um atendimento específico. No final de cada consulta, todos são encaminhados aos serviços públicos mais próximos de suas residências.
Desde sua criação, há oito anos, o Cadê Você? já atendeu cerca de 3,5 mil pessoas, resgatando dignidade na faceta mais vulnerável da sociedade, que é a da pessoa com deficiência moradora da periferia.

O projeto Cadê Você? é patrocinado pelo Banco Itaú.

SERVIÇO
Mutirão do Projeto Cadê Você?
Quando: sábado (7/4), a partir das 8h30.
Onde: Escola Estadual Professora Amélia Moncon Ramponi – R. São Constantino, 180 – Jardim Santa Cruz (Campo Grande), São Paulo – SP
Mais informações: Maria Aparecida – coordenadora do Projeto Cadê Você – cida@img.org.br

Fotos: Cesar Cury

Outras Notícias

flyer

Bazar do Instituto Mara Gabrilli acontecerá de 14 a 20 de novembro, no Shopping Eldorado

Leia mais...
image022

iFLY e Instituto Mara Gabrilli firmam parceria para levantar “asas” de pessoas com deficiência

Leia mais...
mutirao

Projeto Cadê Você? realiza mutirão na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo

Leia mais...
triatlo-site-img

Fundadora do IMG participa de maratona aquática em Bertioga

Leia mais...
voos-especiais

Atletas do IMG ganham experiência de voo com a IFLY

Leia mais...