Projeto Cadê Você? realiza mutirão na região de Paraisópolis

28 de novembro de 2017 | 20:54

Mesa em mutirão com toalha e objetos da Coloplast e ao lado um banner do Cadê Você?

No domingo (26/11), o Instituto Mara Gabrilli em parceria com a União de Moradores de Paraisópolis realizou a 44ª edição do Projeto Cadê Você?. Os atendimentos aconteceram na sede da organização parceira, localizada no bairro de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista. O mapeamento das demandas foi realizado pelo Serviço de Atendimento a Saúde da Família (SASF) e por grupos de atendimento da própria associação. No total foram mapeados cerca de 80 pacientes.

Menina acompanhada pela mãe passando pela triagem do mutirãoParaisópolis é um bairro periférico e de vasta área, com uma topografia que limita muito a circulação de moradores com deficiência. Pensando nas pessoas que sequer conseguem sair de casa, o mutirão focou na demanda reprimida da região, com uma amostragem das necessidades das pessoas com deficiências que estão à margem de todo tipo de serviço e atendimento.

muto grafitado da regiãoEmerson Barata, presidente da União de Moradores de Paraisópolis, ficou tocado com a ação do projeto. “Muitas pessoas com deficiência aqui do bairro estão escondidas, às vezes são pessoas de famílias que conhecemos e ainda assim não sabemos da realidade delas. Por falta de conhecimento e acesso, esses moradores têm vergonha e não sabem lidar com a própria realidade.  O Cadê Você? foi  um pontapé inicial para olharmos para esta questão para toda a comunidade”, diz.

“É muito comum que a própria vizinhança desconheça as dificuldades e necessidades desses moradores, porque muitas vezes eles sequer conseguem sair de casa e ter uma vida em comunidade”, explica a coordenadora do projeto, Maria Aparecida Valença.

Número de atendimentos no mutirão:

  • Pacientes mapeados – 80
  • Pacientes atendidos – 24 pacientes
  • Pessoas Atendidas –  33 pessoas
  • Visita domiciliar – 1 visita

Diagnósticos:

  • 6 pessoas com deficiência física
  • 2 pessoas com deficiência intelectual
  • 2 pessoas com deficiência visual
  • 2 pessoas com deficiência auditiva
  • 1 pessoa com doença mental
  • 9 pessoas com mobilidade reduzida
  • 2 pessoas sem diagnóstico fechado

Sobre o Projeto Cadê Você?

Criado em 2010, o projeto Cadê Você? localiza e identifica pessoas com deficiência moradoras de comunidades carentes da cidade, levando a esse público informações sobre os principais serviços nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.

Pessoas sendo atendidas em mutirãoPara isso, uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais e fonoaudiólogos, realiza uma avaliação socioeconômica da região, levando em consideração a oferta de equipamentos de reabilitação disponíveis à população. De acordo com a deficiência e grau de necessidade, cada participante é conduzido a um atendimento específico. No final de cada consulta, todos são encaminhados aos serviços públicos mais próximos de suas residências.

Desde sua criação, há sete anos, o Cadê Você? já atendeu cerca de 3 mil pessoas, resgatando dignidade na faceta mais vulnerável da sociedade, que é a da pessoa com deficiência moradora da periferia. O Projeto Cadê Você? é patrocinado pela Coloplast e conta com as parcerias: LATAM, Bodytech, ASID e Instituto Sorrir para Vida.