Primeiro mutirão de 2017 do ‘Cadê Você?’ é sucesso de público com a presença da fundadora Mara Gabrilli

3 de abril de 2017 | 19:35

41 mutirão

O último sábado de março (25/3) foi marcante para o Instituto Mara Gabrilli (IMG), que realizou o primeiro mutirão de 2017 do Projeto Cadê Você?. A edição aconteceu em parceria com o Instituto Gabi, na Vila Mascote, bairro da região do Jabaquara, zona sul da capital paulista.

Durante o mutirão, foram atendidas as demandas mapeadas de unidades básicas de saúde da região, além de duas escolas públicas do entorno e do próprio Instituto Gabi, que na ocasião inaugurou sua sede administrativa e multidisciplinar com a realização de um bazar beneficente para arrecadar fundos para a organização.

Francisco Sogari, Presidente do Instituto Gabi, participou ativamente das ações para a realização do mutirão e ficou feliz com o resultado do encontro. “O Bazar da Oportunidade foi um sucesso! Muitas pessoas ajudaram a ONG, adquirindo os produtos que estavam à venda. Enquanto acontecia o Bazar, o Gabi recebeu o Instituto Mara Gabrilli, que realizou um importante atendimento à população da região”, contou.

Mara Gabrilli, fundadora do Instituto, estava presente no mutirão e conversou com alguns atendidos do projeto. Entre os casos mais emblemáticos do encontro, destaca-se o de Estephany Vitória Queiroz, de 13 anos, portadora de artrogripose, doença congênita que causa malformação nas articulações e limitação de movimentos.  A adolescente vive deitada em uma cadeira adaptada e precisa de uma cirurgia para que consiga ficar sentada.

Em um bate papo, Mara emocionou-se com a história de vida da jovem e a encorajou a encarar o futuro. “Você é muito bonita, sabia? Poderia ser modelo”, disse. Emocionada, Estephany saiu mais otimista do encontro com alguns encaminhamentos da equipe multidisciplinar do projeto.

Durante o mutirão, o IMG recebeu a visita de um professor e alunos do curso de Arquitetura e Designer do SENAC. O grupo participou do encontro para conhecer a realidade da população com deficiência e desenvolver, a partir de uma demanda específica, um projeto/produto que melhore a qualidade de vida de quem tem uma deficiência.

Esta edição ainda contou com a participação da Coloplast, que concedeu uma profissional da empresa para passar orientações sobre cuidados com a bexiga para alguns atendidos do mutirão.

“Muitas mães não têm informação para lidar com as questões que envolvem a própria deficiência do filho porque nunca receberam um diagnóstico. Enfrentam o esquecimento e a pior das barreiras: a da falta de informação”, lembrou Mara.

Responsável por oferecer serviços, produtos de saúde e cuidados íntimos, a Coloplast firmou recentemente uma parceria tornando-se também patrocinadora do Instituto Mara Gabrilli.

Os atendidos pelo mutirão também receberam encaminhamento para tratamento odontológico através da parceria com o Instituto Sorrir para Vida, que atende pessoas com deficiência de baixa renda e pacientes em tratamento de câncer e outras doenças.

O projeto

Criado em 2010, o projeto Cadê Você? localiza e identifica pessoas com deficiência moradoras de comunidades carentes da cidade, levando a esse público informações sobre os principais serviços nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.

Para isso, uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentistas e fonoaudiólogos, realiza uma avaliação socioeconômica da região, levando em consideração a oferta de equipamentos de reabilitação disponíveis à população. De acordo com a deficiência e grau de necessidade, cada participante é conduzido a um atendimento específico. No final de cada consulta, todos são encaminhados aos serviços públicos mais próximos de suas residências.

Desde sua criação, há sete anos, o Cadê Você? já atendeu cerca de 3 mil pessoas, resgatando dignidade na faceta mais vulnerável da sociedade, que é a da pessoa com deficiência moradora da periferia.

Confira as fotos do encontro

Números desse mutirão: 

  • Convocados: 78
  • Atendidos: 45

Diagnósticos:

  • Deficiência Intelectual: 23 pacientes- 60% casos graves severo
  • Deficiência Física – 2 pacientes com comprometimentos importantes
  • Múltiplas Deficiências – 7 pacientes
  • Sem Diagnóstico Fechado – 8 pacientes
  • Doença Mental – 4 pacientes
  • Sem Deficiência – 1 paciente

 

 

Outras Notícias

flyer

Bazar do Instituto Mara Gabrilli acontecerá de 14 a 20 de novembro, no Shopping Eldorado

Leia mais...
image022

iFLY e Instituto Mara Gabrilli firmam parceria para levantar “asas” de pessoas com deficiência

Leia mais...
mutirao

Projeto Cadê Você? realiza mutirão na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo

Leia mais...
triatlo-site-img

Fundadora do IMG participa de maratona aquática em Bertioga

Leia mais...
voos-especiais

Atletas do IMG ganham experiência de voo com a IFLY

Leia mais...