Na semana da pessoa com deficiência, Instituto Mara Gabrilli realizará mutirão na região do Capão Redondo

19 de setembro de 2017 | 21:00

casa com criança cadeirante em mutirão do Cadê Você

Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21/9, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) realizará mais um mutirão do Projeto Cadê Você?. A edição acontecerá neste domingo (24/9) na região do Capão Redondo, na zona sul da capital paulista. Os atendimentos acontecerão na Associação Internacional de Interesse a Humanidade (AIIH), organização que desde 1984 atua na formação de crianças e jovens carentes da região, oferecendo atividades esportivas e socioculturais. Desta vez, a AIIH abrirá suas portas para que o IMG atenda as demandas mapeadas das unidades básicas de saúde, escolas e serviços da região.

Para este mutirão foram convocados cerca de 80 pacientes, que passará por uma equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistentes sociais e fonoaudiólogos, realiza uma avaliação socioeconômica da região, levando em consideração a oferta de equipamentos de reabilitação disponíveis à população. De acordo com a deficiência e grau de necessidade, cada participante é conduzido a um atendimento específico. No final de cada consulta, todos são encaminhados aos serviços públicos mais próximos de suas residências.

Criado em 2010, o projeto Cadê Você? localiza e identifica pessoas com deficiência moradoras de comunidades carentes da cidade, levando a esse público informações sobre os principais serviços nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade, educação e direito.

paciente sendo atendida por profissional do Cade Você?Desde sua criação, há sete anos, o Cadê Você? já atendeu cerca de 3 mil pessoas, resgatando dignidade na faceta mais vulnerável da sociedade, que é a da pessoa com deficiência moradora da periferia.

Ainda nessa edição, o projeto contará mais uma vez com a parceria do Instituto Sorrir para a Vida, instituição para onde os atendidos serão encaminhados para tratamento odontológico, além da Coloplast, empresa patrocinadora do Instituto e que oferece serviços, produtos de saúde e cuidados íntimos.

Neste mutirão, a empresa oferecerá um profissional de saúde para compor a equipe multidisciplinar do projeto e explicar às pessoas com deficiência e seus familiares os cuidados básicos que devem ter com o trato urinário. É muito comum entre pacientes que sofreram lesão medular a ocorrência de problemas de funcionamento da bexiga e intestino. Muitas vezes, por falta de cuidados e informação, essas pessoas acabam desenvolvendo sérias infecções e outras doenças decorrentes.

Sobre o Instituto Mara Gabrilli

Fundado em 1997 pela psicóloga e publicitária Mara Gabrilli, alguns anos após o acidente de carro que a deixou tetraplégica, o IMG é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. A organização surgiu inicialmente para apoiar atletas com deficiência, mas expandiu seu escopo para outras áreas de extrema carência no Brasil.

Sobre a Associação Internacional de Interesse a Humanidade (AIIH)

 Fundada em 18 de março de 1984, a AIIH tem como foco a formação de crianças e jovens através das modalidades esportivas e socioculturais.  O objetivo é atuar na diminuição da exclusão cultural e social dos beneficiados. A AIIH atende cerca de 750 pessoas diretamente em projetos socioeducativos que são realizados diariamente em nossa sede social localizado na comunidade do Jd. Emilio Carlos e Jd. Irene. A associação trabalha com 4 pilares da educação: Saber, Fazer, Ser e Conviver, para a formação de competências à cidadania plena, na busca da inclusão e transformação social. Para conhecer mais sobre a Associação Internacional de Interesse a Humanidade (AIIH), acesse: http://aiih.org.br/

 Sobre o Instituto Sorrir para a Vida

Criado em julho de 2007 por iniciativa da dentista Marisa Helena de Carvalho, motivada pelo seu histórico de enfrentamento de câncer, e da médica oncologista Vanessa de Carvalho Fabrício, o Instituto Sorrir para Vida vem atendendo um número grande de pacientes que não têm acesso a cuidados bucais adequados. Para isso, a organização disponibiliza tratamentos odontológicos completos, especialmente para a mucosite bucal, exclusivamente a pacientes de baixa renda em tratamento quimioterápico e/ou radioterápico, por consequência de algum tipo de câncer. Em 2013, o instituto iniciou o atendimento odontológico a pessoas com deficiências, doenças sistêmicas, doenças infectocontagiosas, alterações comportamentais e temporais. Para conhecer mais sobre o Instituto Sorrir para a Vida, acesse: www.sorrirparavida.org.br

Sobre a Coloplast

A Coloplast opera em todo mundo, desenvolvendo produtos e serviços que tornam mais fácil a vida de pessoas com condições médicas muito pessoais e realmente íntimas. Trabalhando próximo aos usuários finais e profissionais que usam seus produtos, a empresa é responsável por criar soluções sensíveis às necessidades especiais de cada paciente, oferecendo produtos e serviços para cuidados com estomias, urologia, incontinência e tratamento de feridas. Para conhecer mais sobre a empresa, acesse: www.coloplast.com.br
SERVIÇO:

43º mutirão do Projeto Cadê Você?

Dia: domingo (24/9)
Horário: das 8h30 às 16h
Onde: Associação Internacional de Interesse a Humanidade – Rua Rudge Ramos, 545 – Jardim Irapiranga, Embu das Artes – SP

Mais informações: Maria Aparecida Valença – coordenadora do Projeto Cadê Você? cida@img.org.br – (11) 976196781