Instituto Mara Gabrilli (IMG) realizará mutirão em Recife para atender crianças com microcefalia

por | 30 nov, 2017 | News

 

 

Projeto Cadê Você? um olhar para Recife no contexto do Zika Vírus’ acontecerá neste final de semana na capital pernambucana e contará com ações voltadas à saúde da mulher e ao enfrentamento do zika vírus.

 

No próximo final de semana, durante os dias 16 e 17 de dezembro, a equipe do Cadê Você?, projeto do Instituto Mara Gabrilli, estará em Recife, Pernambuco, estado que em 2015 mais sofreu com os surtos causados pela epidemia do zika vírus. Na ocasião, a organização levará atendimento multidisciplinar às famílias de bebês que nasceram com a síndrome congênita causada pelo zika vírus e hoje estão sem suporte adequado na rede pública de saúde.

 

O mutirão será realizado no Auditório Capunga, localizado no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). A ação faz parte das atividades da ‘Caravana Cultural Mais Fortes que a Zika’, que além do IMG, conta com a participação de organizações pernambucanas financiadas pelo Fundo PositHiVo – Fundo de Sustentabilidade às Organizações da Sociedade Civil que trabalham no campo do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Estarão presentes na ação a Casa da Mulher do Nordeste, Cores do Amanhã e a ONG AMAR (Aliança de Mães e Famílias Raras) participarão do evento.

 

Na programação do final de semana, além dos atendimentos multidisciplinares prestados às famílias, ocorrerão atividades como espetáculos de circo, palestras e passeios educativos. No sábado (16) serão atendidas cerca de 60 crianças com microcefalia que passarão por testes com profissionais de diversas áreas.

 

No domingo (17) as mães atendidas retornarão com seus bebês para participar de oficinas de dança, confecção de brinquedos inclusivos e estimulação precoce. Ao encerrar as atividades, os atendidos serão convidados a participar da Caravana Cultural, que encerrará o final de semana com atividades culturais que colocarão em pauta o tema das doenças sexualmente transmissíveis e o zika vírus. O evento será aberto ao público em geral e contará com apresentação de vídeos, teatro e outras ações artítisticas que acontecerão na Avenida Garota de Ipanema, no bairro do Totó.

 

O financiamento do evento é 100% oriundo da inciativa privada, com apoio da farmacêutica alemã Bayer.

 

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernanbuco (SES), até o início de setembro deste ano, o Estado havia registrado 137 casos de síndrome congênita do zika vírus em bebês. Destes, cinco foram confirmados e 93 estão em investigação. Ainda em 2017, a SES notificou 627 pessoas com suspeita de infecção pelo patógeno, sendo que 344 permanecem sob investigação.

 

O Projeto Cadê Você?, um dos mais importantes projetos do Instituto Mara Gabrilli, identifica pessoas com deficiência que residem em comunidades mais carentes do município de São Paulo e outras capitais do Brasil, levando informação e atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo.

 

Os atendimentos são realizados de duas maneiras: por meio de visitas domiciliares às pessoas impossibilitadas de sair de casa e ainda por meio de mutirões em parceria com as associações da região. Desde 2010, o projeto tem impactado diretamente na qualidade de vida de mais de 3.000 famílias de pessoas com deficiência.

 

Sobre o Instituto Mara Gabrilli

 

Fundado em 1997, alguns anos após o acidente de carro que deixou a psicóloga e publicitária Mara Gabrilli tetraplégica, o Instituto Mara Gabrilli surgiu em uma época quando pouco se ouvia falar em acessibilidade e inclusão.

 

Com o objetivo inicial de atuar apenas em dois focos – fomento às pesquisas para a cura de paralisias e apoio ao paradesporto –, a organização comemora no final deste ano suas duas décadas de trabalho, carregando consigo o reconhecimento de uma das ONGs mais atuantes do Brasil na área de assistência social.

 

Para conhecer mais as ações do IMG, acesse:

 

https://img.org.br

facebook.com/institutomaragabrilli

flickr.com/institutomaragabrilli

instagram.com/institutomaragabrilli

 

 

SERVIÇO

 

Mutirão ‘Cadê Você? um olhar para Recife no contexto do Zika Vírus’

Data: 16 e 17 de dezembro de 2017

Horário das 8h às 17h

Local: Auditório da UNISSAU – Rua Fernando Lopes 752, Capunga

 

Enceramento com a Caravana Cultural: a partir das 18h, nas ruas do bairro do Totó, em Recife.

 

Mais informações: Maria Aparecida Valença, coordenadora do Projeto Cadê Você?

Telefone: +55 11 97696-9441 ou [email protected]

 

 

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados