Instituto Mara Gabrilli realizará mutirão em Recife para atender crianças com microcefalia

13 de dezembro de 2017 | 18:16

Arte do evento Mais Fortes que a ZIKA

No próximo final de semana, durante os dias 16 e 17 de dezembro, a equipe do Cadê Você?, projeto do Instituto Mara Gabrilli (IMG), estará em Recife, Pernambuco, estado que em 2015 mais sofreu com os surtos causados pela epidemia do zika vírus. Na ocasião, a organização levará atendimento multidisciplinar às famílias de bebês que nasceram com a síndrome congênita causada pelo zika vírus e hoje estão sem suporte adequado na rede pública de saúde.

O mutirão será realizado no Auditório Capunga, localizado no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). No mesmo final de semana ainda ocorrerá a ‘Caravana Cultural Mais Fortes que a Zika’, que além do IMG, conta com a participação de organizações pernambucanas financiadas pelo Fundo PositHiVo – Fundo de Sustentabilidade às Organizações da Sociedade Civil que trabalham no campo do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Estarão presentes na ação a Casa da Mulher do Nordeste, Cores do Amanhã e a ONG AMAR (Aliança de Mães e Famílias Raras) que atuarão no evento com foco na prevenção, saúde da mulher, educação sexual e zika vírus.

Mara posa para a foto com mães de crianças em mutirãoNa programação do final de semana, além dos atendimentos multidisciplinares prestados às famílias, ocorrerão atividades como espetáculos de circo, palestras e passeios educativos. No sábado (16) serão atendidas cerca de 60 crianças com microcefalia que passarão por testes com profissionais de diversas áreas.

No domingo (17) as mães atendidas retornarão com seus bebês para participar de oficinas de dança, confecção de brinquedos inclusivos e estimulação precoce. Ao encerrar as atividades, os atendidos serão convidados a participar da Caravana Cultural, que encerrará o final de semana com atividades culturais que colocarão em pauta o tema das doenças sexualmente transmissíveis e o zika vírus. O evento será aberto ao público em geral e contará com apresentação de vídeos, teatro e outras ações artítisticas que acontecerão na Avenida Garota de Ipanema, no bairro do Totó.

O financiamento do evento é 100% oriundo da inciativa privada, com apoio da farmacêutica alemã Bayer.

Epidemia

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernanbuco (SES), até o início de setembro deste ano, o Estado havia registrado 137 casos de síndrome congênita do zika vírus em bebês. Destes, cinco foram confirmados e 93 estão em investigação. Ainda em 2017, a SES notificou 627 pessoas com suspeita de infecção pelo patógeno, sendo que 344 permanecem sob investigação.

Sobre o Projeto Cadê Você?

Logo do Cadê Você?O Projeto Cadê Você?, um dos mais importantes projetos do Instituto Mara Gabrilli, identifica pessoas com deficiência que residem em comunidades mais carentes do município de São Paulo e outras capitais do Brasil, levando informação e atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo.

Os atendimentos são realizados de duas maneiras: por meio de visitas domiciliares às pessoas impossibilitadas de sair de casa e ainda por meio de mutirões em parceria com as associações da região. Desde 2010, o projeto tem impactado diretamente na qualidade de vida de mais de 3.000 famílias de pessoas com deficiência.

Sobre o Instituto Mara Gabrilli

Fundado em 1997, alguns anos após o acidente de carro que deixou a psicóloga e publicitária Mara Gabrilli tetraplégica, o Instituto Mara Gabrilli surgiu em uma época quando pouco se ouvia falar em acessibilidade e inclusão.

Com o objetivo inicial de atuar apenas em dois focos – fomento às pesquisas para a cura de paralisias e apoio ao paradesporto –, a organização comemora no final deste ano suas duas décadas de trabalho, carregando consigo o reconhecimento de uma das ONGs mais atuantes do Brasil na área de assistência social.

Para conhecer mais as ações do IMG, acesse:

 www.facebook.com/institutomaragabrilli

www.flickr.com/institutomaragabrilli

www.instagram.com/institutomaragabrilli

 

SERVIÇO

Mutirão ‘Cadê Você? um olhar para Recife no contexto do Zika Vírus’

Data: 16 e 17 de dezembro de 2017
Horário das 8h às 17h
Local: Auditório da UNISSAU – Rua Fernando Lopes 752, Capunga

Enceramento com a Caravana Cultural
Horário: a partir das 18h
Local: Avenida Garota de Ipanema, Totó

Mais informações:
Maria Aparecida Valença, coordenadora do Projeto Cadê Você?
Telefone: +55 11 97696-9441 ou cida@img.org.br

 

 

 

 

Outras Notícias

flyer

Bazar do Instituto Mara Gabrilli acontecerá de 14 a 20 de novembro, no Shopping Eldorado

Leia mais...
image022

iFLY e Instituto Mara Gabrilli firmam parceria para levantar “asas” de pessoas com deficiência

Leia mais...
mutirao

Projeto Cadê Você? realiza mutirão na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo

Leia mais...
triatlo-site-img

Fundadora do IMG participa de maratona aquática em Bertioga

Leia mais...
voos-especiais

Atletas do IMG ganham experiência de voo com a IFLY

Leia mais...