Equipe do Projeto Cadê Você? recebe treinamento da Coloplast

Muita gente não sabe, mas muitas pessoas com deficiência que sofreram lesão medular têm o funcionamento de órgãos como bexiga e intestinos alterados e, por isso, utilizam alguns produtos específicos para suas necessidades íntimas.

Nesta segunda-feira, (13/02), a Coloplast, empresa que oferece serviços e produtos de saúde e cuidados íntimos, recebeu a equipe técnica do projeto Cadê Você? para um treinamento sobre Cateterismo Intermitente, técnica destinada a pessoas que sofreram lesão medular e outros diagnósticos como AVC e mielomeningocele e precisam introduzir um cateter na bexiga para urinar.

O treinamento foi realizado pela enfermeira da empresa, Mariana Ferreira, que levou ao conhecimento dos profissionais e alguns pais de atendidos pelo projeto, o uso do produto SpeediCath, um cateter hidrofílico lubrificado que pode ser usado por homens, mulheres e crianças.

Diferente dos cateteres com revestimento, o cateter hidrofílico traz diversos benefícios tanto aos pacientes quanto aos profissionais de saúde, pois evita problemas como a distensão da bexiga e infecções urinárias. No entanto, no Brasil, o acesso aos cateteres hidrofílicos no SUS ainda é restrito. O cateter comumente usado pela população traz um alto risco de infecções urinárias, sangramento de uretra e perda de qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Pensando neste público, a partir de fevereiro, o Instituto Mara Gabrilli firmou parceria com a Coloplast, que passou a oferecer um enfermeiro da empresa nos mutirões mensais do Cadê Você? Esse profissional irá compor a equipe multidisciplinar do projeto e explicará para pacientes e familiares os cuidados do trato urinário.

Petição pública exige que SUS ofereça cateteres hidrofílicos

A ONG Movimento SuperAção entende que as Secretarias Estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde do Brasil tem responsabilidade em viabilizar o acesso a cateteres hidrofílicos, assim como a disseminação de informações sobre os melhores produtos e tratamentos disponíveis atualmente. Para participar da petição, clique aqui.

Sobre a Coloplast

A Coloplast opera em todo mundo, desenvolvendo produtos e serviços que tornam mais fácil a vida de pessoas com condições médicas muito pessoais e realmente íntimas. Trabalhando próximo aos usuários finais e profissionais que usam nossos produtos, nós criamos soluções sensíveis às suas necessidades especiais.  A empresa oferece produtos e serviços para cuidados com estomias, urologia, incontinência e tratamento de feridas.

Para conhecer mais sobre a empresa, acesse: www.coloplast.com.br

Instituto Mara Gabrilli