Atletas do Instituto Mara Gabrilli conquistam medalhas em Campeonato Brasileiro de Paraciclismo

Equipe do IMG reunida para a foto. Todos estão com a camiseta verde e azul do Instituto

A cidade do Rio de Janeiro foi palco do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada entre os dias 1 e 3 de dezembro. O evento que aconteceu no Parque Olímpico na Barra da Tijuca e reuniu cerca de 100 paratletas de vários estados do país que competiram divididos em quatro categorias de classes (H1 a H5, T1 e T2, C1 a C5 e Tandem).

No sábado foi realizada a prova de contrarrelógio com 30 km de distância, com atletas largando separadamente com tempo de um minuto para o outro. Já no domingo a prova de resistência contava com 87 km em um percurso sob o sol forte do Rio de Janeiro.

Jéssica e Sarah posam juntas em pódioOs atletas apoiados pelo Instituto Mara Gabrilli marcaram presença na competição e em vários pódios do campeonato. Na prova de contrarrelógio, Sarah Oliveira, Fábio Faborges, Jéssica Moreira e Filipe Magela conquistaram o segundo lugar no pódio e garantiram a medalha de prata. Já na disputa de estrada, Sarah conquistou o ouro, Jéssica e Filipe ficaram com a prata e Fábio Faborges trouxe o bronze.

Mauro posa levantando sua bikeO atleta Mauro Nohara, um dos nomes mais fortes da equipe de paraciclismo do Instituto, sofreu uma mudança de classificação funcional e o técnico do IMG, Tiago Gorgatti, entrou com processo internacional para que o atleta obtenha sua reclassificação.

No mesmo final de semana ainda ocorreu a premiação da Copa Brasil de Paraciclismo em que o próprio Mauro Nohara ficou com o ouro, junto com a atleta Sarah Oliveira, que também conquistou o primeiro lugar. Fábio Faborges e Jéssica Moreira ficaram em segundo no pódio.

Fábio Faborges levanta o troféu da Copa BrasilO handbike é praticado por atletas que não têm os movimentos nos membros inferiores (paraplégicos e tetraplégicos), e impulsionam as bicicletas adaptadas (handbike) com os braços. O equipamento tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas características próprias: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento, freio de mão na roda dianteira e para-choque para proteger de uma batida entre duas handbikes em uma corrida, evitando acidentes.

Filipe posa com medalha em segundo lugar no pódioSobre o Projeto Próximo Passo

O Projeto Próximo Passo do Instituto Mara Gabrilli tem o objetivo de estimular atletas do esporte de alto rendimento e oferece estrutura para os treinamentos e suporte técnico, por meio do apoio de empresas que acreditam no esporte como instrumento facilitador da inclusão de pessoas com deficiência. Atualmente, a ação apoia 23 atletas, divididos nas modalidades de natação, paraciclismo, remo, jiu jitsu e paratriathlon.

Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:
– Toyota
– SESVESP

Parceiros:
– LATAM
– Bodytech
– ASID
– Instituto Sorrir para Vida

Instituto Mara Gabrilli