Atleta do Instituto Mara Gabrilli é único brasileiro com deficiência a chegar no pódio da 47ª Maratona de Nova York

14 de novembro de 2017 | 17:57

Nova York

De Araçoiaba da Serra para o mundo. Fábio Ferreira Faborges, novo atleta do Instituto Mara Gabrilli, conquistou o pódio no domingo (5/11) na 47ª edição da Maratona de Nova York. Aos 38 anos, ele é um dos principais goleiros de handball de cadeirantes no Brasil, é atualmente campeão paulista de Paraciclismo, terceiro lugar na Copa Brasil de Paraciclismo e campeão da Maratona São Paulo City.

Fábio sofreu um acidente em 2004 e ficou paraplégico após lesionar a medula. Oito anos após o ocorrido, resolveu concentrar suas atividades no esporte, quando entrou para o time de handebol de Sorocacaba. Fábio ainda passou a praticar o paratletismo e mais recentemente o paraciclismo. Hoje é um dos principais nomes do Projeto Próximo Passo, ação do Instituto Mara Gabrilli.

A modalidade handcycle ou handbike é praticada por atletas que não possuem os movimentos nos membros inferiores (paraplégicos e tetraplégicos) e impulsionam as bicicletas adaptadas com os braços. O equipamento tem o mesmo princípio de uma bicicleta comum, considerando algumas características próprias: três rodas para manter o aparelho estável no chão quando não está em movimento, freio de mão na roda dianteira e para-choque para proteger de uma batida entre duas handbikes em uma corrida, evitando acidentes.

A Maratona de Nova York recebe anualmente mais de 44 mil corredores de todas as partes do mundo, que percorrem um trajeto de 42 km. Desde sua criação, mais de um milhão de pessoas já cruzaram a linha de chegada dessa prova, que é realizada desde 1970.

Fábio posa com sua medalha em rua de Nova YorkUma das maiores corridas do mundo, a competição está entre as mais proeminentes corridas anuais dos Estados Unidos, junto com as maratonas de Boston e de Chicago, faz parte do grupo de World Marathon Majors e integra a seleta lista de provas do atletismo com o selo IAAF Gold Label Road Race da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Sobre o Projeto Próximo Passo

O Projeto Próximo Passo tem como proposta estimular atletas esportivos de alto rendimento e oferecer estrutura e suporte técnico para os treinamentos. Para conseguir viabilizar esse projeto, é necessário o apoio de pessoas que acreditam que o esporte é um forte instrumento inclusivo. A equipe esportiva do Instituto já conquistou diversas medalhas com participação em importantes campeonatos nacionais e internacionais, além de contribuir com a participação de atletas na Seleção Brasileira. O projeto apoia atualmente 23 atletas, divididos nas modalidades de natação, paraciclismo, remo, jiu jitsu, paratriathlon, tiro esportivo e corrida de rua.
Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:
– Toyota
– SESVESP

Parceiros:
– LATAM
– Bodytech
– ASID
– Instituto Sorrir para Vida

Outras Notícias

flyer

Bazar do Instituto Mara Gabrilli acontecerá de 14 a 20 de novembro, no Shopping Eldorado

Leia mais...
image022

iFLY e Instituto Mara Gabrilli firmam parceria para levantar “asas” de pessoas com deficiência

Leia mais...
mutirao

Projeto Cadê Você? realiza mutirão na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo

Leia mais...
triatlo-site-img

Fundadora do IMG participa de maratona aquática em Bertioga

Leia mais...
voos-especiais

Atletas do IMG ganham experiência de voo com a IFLY

Leia mais...