André Rocha se torna o único atleta do arremesso de peso recordista em classes diferentes

11 de junho de 2018 | 21:59

André está arremessando o peso com com expressão de força

André Rocha, atleta apoiado pelo Projeto Próximo Passo, mais uma vez, bateu o recorde mundial no lançamento de peso. Durante os dias 2 e 3 de junho, ele participou da 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal foram inscritos, sendo São Paulo a unidade da federação com o maior número de representantes: 122.

Em abril, André já havia garantido o feito no Open Internacional Loterias Caixa, com a marca de 8,73m, um centímetro a mais do que o antigo recordista da classe F53, o mexicano Mauro Maximo de Jesus. Desta vez ele alcançou a marca de 8,81m.

Com o novo recorde, ele superou uma marca que perdurava desde os Jogos de Pequim, em 2008, e tornou-se o único atleta do arremesso de peso a deter dois recordes em classes diferentes, já que também é o atual dono da marca mundial da classe F52, com 11,52m. Como o Open foi a sua primeira competição internacional da temporada, André foi submetido a uma nova avaliação de classificação funcional, que o levou à F53, para atletas com menor grau de deficiência.

Paulista, da cidade de Taubaté, André Rocha terminou a temporada de 2017 liderando o ranking dos 50 melhores paratletas do Atletismo de 2017. Mas sua trajetória de vida também é repleta de muita superação.

Em 2005, durante uma perseguição quando era policial militar, ele caiu de um muro e sofreu uma lesão na coluna. Só depois de oito anos, em 2013, que ele foi conher o programa de esporte da prefeitura de sua cidade e iniciou no atletismo. Dois anos depois já garantia sua primeira conquista na modalidade, quando conseguiu a medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação.

Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Sobre o Projeto Próximo Passo

O esporte como um importante facilitador da inclusão. Esta é a essência do Projeto Próximo Passo, que oferece estrutura e suporte técnico para atletas do esporte de alto rendimento. Ação pioneira do Instituto Mara Gabrilli, o PPP apoia atualmente 30 atletas, divididos nas seguintes modalidades: natação, Paraciclismo, Paratriathlon, remo, Rugby, tiro, jiu-jitsu, tênis de mesa, ski cross country, corrida de rua e lançamento de peso e disco.

Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:

– Toyota
– SESVESP
– METRA

Parceiros:

– LATAM
– Bodytech
– ASID

Foto: Leandro Martins/CPB/Mpix

Outras Notícias

flyer

Bazar do Instituto Mara Gabrilli acontecerá de 14 a 20 de novembro, no Shopping Eldorado

Leia mais...
image022

iFLY e Instituto Mara Gabrilli firmam parceria para levantar “asas” de pessoas com deficiência

Leia mais...
mutirao

Projeto Cadê Você? realiza mutirão na região de Cidade Ademar, zona sul de São Paulo

Leia mais...
triatlo-site-img

Fundadora do IMG participa de maratona aquática em Bertioga

Leia mais...
voos-especiais

Atletas do IMG ganham experiência de voo com a IFLY

Leia mais...