André Rocha se torna o único atleta do arremesso de peso recordista em classes diferentes

por | 11 jun, 2018 | News

 

André Rocha, atleta apoiado pelo Projeto Próximo Passo, mais uma vez, bateu o recorde mundial no lançamento de peso. Durante os dias 2 e 3 de junho, ele participou da 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 287 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal foram inscritos, sendo São Paulo a unidade da federação com o maior número de representantes: 122.

Em abril, André já havia garantido o feito no Open Internacional Loterias Caixa, com a marca de 8,73m, um centímetro a mais do que o antigo recordista da classe F53, o mexicano Mauro Maximo de Jesus. Desta vez ele alcançou a marca de 8,81m.

Com o novo recorde, ele superou uma marca que perdurava desde os Jogos de Pequim, em 2008. Ele tornou-se o único atleta do arremesso de peso a deter dois recordes em classes diferentes, já que também é o atual dono da marca mundial da classe F52, com 11,52m.

Como o Open foi a sua primeira competição internacional da temporada, André foi submetido a uma nova avaliação de classificação funcional, que o levou à F53, para atletas com menor grau de deficiência.

Paulista, da cidade de Taubaté, André Rocha terminou a temporada de 2017 liderando o ranking dos 50 melhores paratletas do Atletismo de 2017. Mas sua trajetória de vida também é repleta de muita superação.

Em 2005, durante uma perseguição quando era policial militar, ele caiu de um muro e sofreu uma lesão na coluna. Só depois de oito anos, em 2013, que ele foi conher o programa de esporte da prefeitura de sua cidade e iniciou no atletismo. Dois anos depois já garantia sua primeira conquista na modalidade, quando conseguiu a medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação.

Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Sobre o Projeto Próximo Passo

O esporte como um importante facilitador da inclusão. Esta é a essência do Projeto Próximo Passo, que oferece estrutura e suporte técnico para atletas do esporte de alto rendimento. Ação pioneira do Instituto Mara Gabrilli, o PPP apoia atualmente 30 atletas, divididos nas seguintes modalidades: natação, Paraciclismo, Paratriathlon, remo, Rugby, tiro, jiu-jitsu, tênis de mesa, ski cross country, corrida de rua e lançamento de peso e disco.

Patrocinadores do Projeto Próximo Passo:

– Toyota
– SESVESP
– METRA

Parceiros:

– LATAM
– Bodytech
– ASID

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados